Um segmento muito forte nesta temporada de inverno, que na verdade já vem sendo usado há umas três ou mais temporadas - Miuccia Prada again - é o segmento do Deboche, que na ocasião eu fiz a honra de batizar como La débauche en ligne.
Como dizem, para bom entendedor meia palavra basta, mas neste caso faço questão de explicar que essa linha de deboche é algo que poucos, mesmo os fashionistas do mais alto escalão conseguem decifrar com pura sintonia, afinal de contas é uma arte extremamente feita e "nascida" para poucos: Quando eu digo o nome Anna Dello Russo, Miucia Prada, Isabela Blow, ou até mesmo Regina Guerreiro o que vem a sua cabeça??? Aposto que um milhão de "referências fashionistas", certo?
Os nomes citados por mim neste texto fazem parte do "alto limbo entendedor da moda" que pouquíssimos seres mortais farão parte um dia na vida, pois para fazer parte deste limbo você precisa nascer Debochado e pode ter certeza de uma coisa, nascer "debochado" na moda é um Dom.
Os nomes citados por mim neste texto fazem parte do "alto limbo entendedor da moda" que pouquíssimos seres mortais farão parte um dia na vida, pois para fazer parte deste limbo você precisa nascer Debochado e pode ter certeza de uma coisa, nascer "debochado" na moda é um Dom.
La Débauche en Ligne é usar o luxo e ao mesmo tempo zombar deste luxo, fazer e mostrar que as linhas da "alta-costura" podem ser usadas no dia a dia, trasformar as mais lindas criações de John Galliano num simples vestido para ir a padaria, apenas jogando uma jaqueta "podre" comprada no brechó mais fureco da vila, ou pegar uma simples blusa de moletom e jogar em cima de um vestido longo de festa, como mostra essa incrível imagem tirada da Harper's Bazaar Russia:
Ou até mesmo transformar uma linda saia lápis, clássica do cós a barra, numa linda obra de Pop- Arte(Prada):
Isabela Blow fazia a la débauche en ligne como ninguém, ela transformava qualquer peça de alta costura numa linda peça de dia a dia. Depois de Isabela, Anna Dello Russo faz a la débauche en ligne com perfeição, ela é das minhas, é daquelas capaz de usar um vestido de 8 mil euros da Chanel com uma bolsa, pulseiras e sapatos compradas nas barracas da 25 de Março facilmente, coisa que uma "fashionista cega" jamais faria e acharia um absurdo.
Essa toca de Anna Dello Russo, incrivelmente criada por Raf Simons em sua penúltima coleção para Jil Sander, tem a perfeita combinação do luxo e deboche. Se não fosse a adição da tela de tule, seria apenas uma toca qualquer!
Acima temos o melhor exemplo da temporada de moda, o Deboche maior, criado pelas mãos e mentes habilidosas de Nicolas Ghesquiére para Balenciaga - Uma das mais ricas e tradicionais casas de moda da França, como todos sabem! Uma linda saia de modelagem clássica em uma versão moderna e refeita em tecido tecnológico, juntamente com a minha peça preferida do inverno atual, a "Blusa Gorila"(falarei deste termo em outro post), com essa estampa futurista.
Imagina o que é para a casa Balenciaga, com todo seu nome e bagagem ter uma coleção como esta em sua história? Nicolas sabe o que está fazendo, por mais estranho que seja imaginar uma senhora rica e consumidora fiel da maison usando este look, é encantador e futurístico saber que pessoas debochadas podem jogar a blusa gorila em cima de um vestido lindo e clássico e sair por aí como quem não quer nada.
Acredite que isso é para poucas e boas fashionistas e eu ficarei feliz em saber que muitas das pessoas que estão lendo este post jamais usaria um "look deboche", afinal de contas a verdadeira moda é feita para poucos e bons ícones.
Um beijo para Isabela, Anna D. Russo, Anna Wintour, Grace Coddington, Daphne Guinness e algumas outras...adoro vocês, neguinhas!
*_*