16.9.08

Um pé no Surrealismo !

Se você me perguntar, qual é uma das artes que eu mais gosto de apreciar, com certeza eu irei responder que é o SURREALISMO ! Sim, pois o Surrealismo nos permite uma visão muito ampla, de tudo aquilo que faz parte de nosso subconsciente, na verdade essa arte nos permite revelar, tudo aquilo que faz parte do nosso lado excêntrico.

O SURREALISMO NA MODA
A moda sempre esteve com um pézinho nessa arte, não é difícil encontrar uma criação inusitada, ou algo que nos chame a atenção por algum detalhe, ou estrutura mais ousada.
ELSA SCHIAPARELLI (uma de minhas influências) foi responsável por injetar o Surrealismo na moda, foi com suas criações inusitadas, que chegou ao sucesso (talvez um pouco esquecido).

A moda e a arte sempre caminharam juntas para Elsa Schiaparelli, uma italiana de alma francesa, que não criava apenas vestidos, chapéus e acessórios, mas verdadeiras obras de luxo e excentricidade. Suas roupas eram feitas para impressionar, para destacar a mulher que as usava.
Schiap, como era conhecida em Paris, viveu o auge de seu sucesso durante a década de 30. Era amiga dos artistas da época, como Jean Cocteau e Christian Bérard, mas foi com o surrealismo de Salvador Dalí que ela mais se identificou. Chegaram a trabalhar juntos em várias criações, como o chapéu-sapato, a bolsa em forma de telefone, o tailleur com vários bolsos em forma de gaveta e o vestido decorado com uma grande lagosta.

O SURREALISMO NA MODA ATUAL
VIKTOR & ROLF representam muito bem o surrealismo da moda, talvez sejam um dos poucos que ainda apostam suas fichas no lado mais excêntrico do mundinho fashion, aliás não é nada difícil lembrar de suas criações, quando citamos a palavra Surreal !Suas coleções são sempre inusitadas, cheias de performances e um dos desfiles mais esperados de cada estação.
E quem tem um pézinho no Surrealismo é o senhor MARC JACOBS, que sempre cria algo que chama atenção, não o look completo e sim os detalhes de cada look, como o sapato com o salto invertido de sua coleção de verão 2008, que chamou muita atenção e deixou muitos surpresos com seu lado Schiaparelli de ser e surpreender.


E você o que acha dessa parceria?

10 comentários:

Desenhos da Fernanda disse...

Uau, Verson, onde vc acha essas coisas??

Que coisa maluca... mas divertido!

bjs!

*** Ai, não esqueci sua pin-up... Mas estou mega sem tempo... Esse trabalho que nos escraviza, não?... Um dia vai melhorar, logo logo...***

Helena Castro disse...

eu também gosto do inusitado, embora não sejam peças que eu uso, acho bacana pq elas fazem a gente refletir (questionar o pq somos sempre presos a padrões estabelecidos). e se liberar é ser criativo, é se surpreender.

beijos

Claudia Pimenta disse...

oi verson! ano passado, vi uma super exposição das esculturas do dalí, em portugal, que vc ia adorar! ainda vou postar as fotos lá no blog... eu amo moda&arte, acho a conjugação perfeita de dois mundos complementares! tenho um livro da assouline, uma editora francesa, sobre moda e surrealismo... vale conhecer! bjs!

Helena Castro disse...

verson, te mandei um e-mail!

beijos

Luciana Gonçalves disse...

Puro luxo e excentricidade! Afinal esse tipo de moda é uma arte...

Unknown disse...

Na moda, não faz meu estilo, mas na arte em si, gosto muito. Não sou nada entendida em arte, aprecio pelo feio ou bonito na minha concepção, me encanto com Salvador Dali, Pablo Picasso, Miró...
Gostei muito desse post, parabéns.
Bjobjo cat;)

Isa disse...

Eu não curto coisas esquisitas demais (tipo o sapato do Marc Jacobs acho meio forçado, fico pensando como vou andar naquilo), mas Viktor and Rolf ultrapassam os limites da moda e entram no território da arte. Amos-os!!! E o Jacobs tb, que fique claro!!! Bjos, deixei um monte de comentários pra vc!!!

Anônimo disse...

Verson!! depois de uma madrugada trash trabalhando, venho aqui e que delícia de post! Fez meu dia mais colorido :)

Tb amoooooooo surrealismo, amo, amo! Dalí é o artista maior, minha casa é cheiiiaaa de quadros das telas dele que minha irmã trouxe da França. Adoro parar em alguns momentos e ficar admirando alguns.

E na moda eu gosto ainda mais. Adoro o inusitado, o diferente, o fora do padrão. O meu sapato em forma de fusca do Ronaldo Fraga é uma das minhas paixões, por causar surpresa nas pessoas.

Beijos!!!

amanda.monteiro disse...

Acho ótimo para editoriais de moda ou para a passarela. Somente como referência mas nada usual...eu tbm não gosto destes sapatos mas morro de curiosidade de saber como é andar com eles.
Bjus.

Moda Trash disse...
Este comentário foi removido pelo autor.